domingo, 12 de abril de 2015

A FAMÍLIA.

Os estudiosos dos fatos sociais, usam, por força da tradição, a mesma palavra - FAMÍLIA - para designar um tipo de GRUPO SOCIAL e a INSTITUIÇÃO SOCIAL que lhe corresponde.

A distinção entre os dois fatos sociológicos deve ser tentada, pelo menos com a finalidade de bem compreender cada um daqueles fenômenos, embora na realidade se associem intimamente.

Talvez lográssemos estabelecer tal distinção se reservássemos o termo FAMÍLIA para o GRUPO SOCIAL, e o termo CASAMENTO PARA SEUS ASPECTOS INSTITUCIONAIS.

Mesmo nessa hipótese há outra dificuldade a superar.

Para certos autores, o CASAMENTO é apenas uma CERIMONIA, que  se realiza normalmente na ocasião em que se funda nova família.

Sendo um simples "ritual", seria uma facêta da instituição, uma parte do seu todo, não servindo para designar esse todo - a instituição família.

Abandonando esta questão, ligada a precisão da terminologia, devemos conceituar a FAMÍLIA como grupo social.

ELA É, EM ESSÊNCIA, A REUNIÃO DE DUAS OU MAIS PESSOAS, LIGADAS POR LAÇOS DE PARENTESCO, E CARACTERIZADA PELOS CONTATOS ÍNTIMOS E DIRETOS - FACE A FACE - DE SEUS MEMBROS.

O parentesco não se limita a laços de sangue, como o existente entre a mãe e o filho; abrange também o parentesco de origem religiosa, como que resulta em um Sacramento (Batismo, Crisma e Matrimonio); e, por fim, pode ser de caráter jurídico, a base de um contrato civil, como o de casamento ou de adoção.

Há, consequentemente, três tipos de parentesco:

a) consanguinidade - que reconhece os laços de sangue (filho, mãe, netos, tios, primos etc.);

b) ético-religioso (conjugues, afilhados);

c) Cível-jurídico (filho adotivo, esposo, esposa,sogra, sogro, genro, nora etc.).

(continua)






Fecundação Os primeiros registro da matriz de todos os sentimentos de rejeição ou amor é vivido pelo ser humano, tem sua primeira experiência na FECUNDAÇÃO Por isso é necessário que a gestação seja regada de sentimentos de amor e acolhimento. Esse registro será determinante para que a pessoa apresente em sua vida características e comportamentos para toda sua vida.
Postar um comentário