domingo, 21 de março de 2010

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

A origem do problema de aprendizagem não se encontra na estrutura individual. O sintoma se ancora em uma rede particular de vínculos familiares, que se entrecruzam com uma também particular estrutura individual. A criança suporta a dificuldade, porém, necessára e dialeticamente, os outros dão o sentidos.

Fernandez,Alícia. A inteligencia aprisionada.- Tradução Iara Rodrigue

Mannoni nos ensina que para compreender uma criança, é preciso recorrer pelo menos à terceira geração de antecessores.

Quem tem o saber sobre o que está acontecendo (ainda que não tenha o conhecimento) é o próprio paciente.

Professor – Olhar através da lente do aprender para o individuo.
  • Com que recursos o indivíduo conta para aprendrer?
  • O que significa o conhecimento e o aprender no imaginário do sujeito e sua familia?
  • Que papel foi-lhes designado por seus pais em relação ao aprender?
  • Qual é a posição do indivíduo frente ao não dito, ao oculto ao secreto?
  • Que função tem o não aprender para ele e para seu grupo familiar?
  • Como aprender e como nao aprende?
  • Não aprende para manter o equilibrio familiar?


 Como se aprende:



“A arquitetura do desejo,desejo que e sempre desejo do desejo de Outros.”



Alicia Fernandez

Postar um comentário